Biografia

 

Winnipeg, a capital multicultural do Canada, tem sorte de ter um grande artista como Marco Castillo para representar a vasta e complexa cultura brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, a capital mundial do samba, Marco cresceu em uma família de músicos, o que fica evidente por seus vastos conhecimentos musicais. Latin-Jazz Samba Funk é o que provavelmente melhor descreve a música de Marco. Combinando como ninguém os ritmos tradicionais e contemporâneos do Brasil com suntuosas vozes de jazz e "grooves" contagiosos, Marco tem impressionado ouvintes em todo o mundo. Castillo fez do Canadá sua casa em 2006. Seguindo os passos de seu pai Tony Santos, um fabuloso artista que gravou vários discos (inclusive com Nat King Cole) e percorreu o mundo todo com o famoso "Trío Irakitan", as habilidades de Marco se aperfeiçoaram com o exemplo dos melhores. A vasta experiência musical e ritmica de Castillo se extende desde do suave abraço delicado da romântica Bossa-Nova, passando pelos ritmos de raízes rústicas e marcadas como o Baião, bem como o festivo, alegre e exuberante Samba, até a sofisticação do “Smooth Jazz”, e o ritmo sedutor e "groovy" do funk. Depois de se graduar como Bacharel em Música pela "Universidade Estácio de Sá", no Rio de Janeiro en 1994, começou a viajar pela América do Sul com as bandas e artistas mais populares do Brasil.

 

Desde que se mudou para o Canadá, Marco tem oferecido tanto quanto tem recebido. A influência musical trazida por ele pode ser vista em todas partes entre seus colegas de profissão. Atuando como solista, como colaborador, ou mesmo com seu aclamado grupo "Brazilian Beats", Marco se fez uma referência na cidade tornando-se extremamente requisitado no que se refere a "Latin/World Music" e é um dos artistas mais prósperos da América do Norte. Seu tratamento inteligente dos mais variados e ricos estilos brasileiros no seu primeiro CD lançado no Canadá, ”Brazilian Season”, liderou as listas das rádios universitárias por várias semanas consecutivas. Não demorou muito e Castillo lançou o seu segundo CD, “Trip to Brasil”, uma suntuosa compilação de sambas que ganhou o prêmio de  “World recording of the Year” (2012) em Regina, SK. Ainda hoje, depois de vários anos, Marco continua no topo do cenário de “World Music” no Canadá. Seu novo lançamento  “Zabelê” (também indicado para o prêmio de  “World Recording of the Year” de 2014) reúne dez eclécticas canções originais em uma perfeita mistura de Latin e Jazz oferecendo assim uma luxuosa variedade de texturas que certamente agradará seus fãs e atrairá a atenção de diversos outros ouvintes.

 

Suas composicões vivas e cheias de paixão têm proporcionado a Castillo a oportunidade de participar de inúmeros festivais em todo o mundo. Marco Castillo foi um dos finalistas da 56a  edição do Festival Internacional  da Canção de Viña del Mar no Chile que é realizado anualmente desde 1960. Este tradicional evento musical é um dos festivais de música mais importantes da América Latina, e é transmitido e assistido por mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. A música de Castillo "Forró no Canadá" do seu recentemente lançado CD Zabelê, foi uma das seis finalistas na categoria Folclórica dessa competição. O festival de Viña del Mar aconteceu de 21 a 27 de fevereiro de 2015 em Viña del Mar, Chile. Este Festival propulsionou a carreira de muitos artistas como Shakira e Julio Iglesias.